Você já teve essa dúvida? Porque eu, até pouco tempo atrás estava neste dilema: papel ou digital? Qual será melhor?
Mas hoje eu já escolhi a melhor forma para mim e é algo pessoal mesmo: não tem certo e nem errado.
O que realmente conta para nós é anotarmos, seja por meio da escrita ou por uma ferramenta digital, ter tudo registrado faz uma diferença enorme.
E então podemos ver os recursos que temos à disposição para escolhermos qual ou quais se adaptarão melhor ao nosso estilo de vida.
Vou listar abaixo as opções via papel e via digitaldisponíveis e se você não tem esse hábito de fazer anotações e registros, pode escolher uma delas e começar hoje mesmo:
PAPEL
Materiais:
- agenda
- bloco de anotações
- caderneta
- caderno
- diário
- planner
Vantagens:
É um recurso muito fácil de utilizar e que não depende de outros fatores como o recurso digital.
Você também pode levar contigo para onde for e só vai precisar de uma caneta ou lápis para anotar e escrever tudo o que for importante e necessário.
Desvantagens:
Não vejo desvantagens.
Se você identifica alguma, pode comentar neste post.
DIGITAL
Materiais:
- celular
- notebook ou pc
- tablet
- aplicativos
Vantagens:
É um recurso que você também pode ter sempre à mão e para quem tem facilidade no ambiente digital consegue registrar tudo rapidamente.
Você pode editar, salvar e armazenar dentro do próprio dispositivo e consultar sempre.
Desvantagens:
Os recursos digitais trazem muitas facilidades mas também eles dependem de vários fatores. Por exemplo: bateria; memória para armazenamento e sinal de internet quando não é possível usá-lo off-line.
E se ocorrer algum problema com o seu dispositivo ou equipamento, os dados podem ser apagados e se perderem.
Tem muitos recursos gratuitos mas alguns são pagos.
São estas desvantagens que vejo no formato digital.
Fica a critério de cada um escolher o mais adequado para si.
O que importa é que não nos faltam opções: se em determinado momento não temos um papel disponível, podemos recorrer ao meio digital ou vice-versa.
E é fato: o que não registramos acabamos por esquecer mais tarde ou então acumulamos muitas coisas na mente sendo que podemos transferi-las para um determinado suporte. Isso eu aprendi em um curso online sobre organização.
E por falar em organização, gestão do tempo, já ouvi de vários especialistas, em cursos online que fiz, sobre a necessidade e a importância de nos planejarmos e listarmos as nossas tarefas, os nossos planos e metas...
Inclusive eles recomendam também alguns aplicativos que ajudam na administração das tarefas: evernote, trello, google agenda...
Para quem prefere se organizar digitalmente, os citados acima estão entre os melhores.
Mas para quem como eu prefere usar caneta e papel, é só escolher o tipo de material: agenda ou planner, caderneta ou caderno...
E podemos ainda, por que não, usar os dois recursos: papel e digital, de forma alternada ou conjunta aproveitando assim os benefícios dos dois métodos.
Em um outro post eu quero mostrar um pouco dos materiais que adquiri para fazer dessa forma: anotando no papel.
Comments