top of page

Metodologias Ativas

Metodologias ativas são formas de ensino e aprendizagem que dão protagonismo aos alunos.

As metodologias ativas são modernas e inovadoras e se constituem uma nova tendência na educação mundial.

Hoje eu vou mostrar 3 exemplos dessas estratégias que podem ser usadas na sala de aula para tornar os conteúdos ainda mais atrativos e desafiantes.

Vamos saber mais:


Aprendizagem baseada em projetos


Nesse formato de ensino, o professor sugere um tema e caberá aos estudantes se debruçarem sobre o assunto, estudando-o e buscando soluções com metas e prazos definidos.

Aluno protagonista: ele deverá encontrar, com sua equipe, maneiras para resolver determinada questão, seja a nível escolar, comunitário...


Sala de aula invertida


Nessa metodologia, o aluno estuda em casa, por conta própria, um determinado conteúdo (passado previamente pelo professor) e vai para a sala de aula somente para tirar suas dúvidas quanto ao assunto estudado e expor o que aprendeu por meio de discussões e debates.

Aluno protagonista: o estudante adquire autonomia para estudar e aprender a seu modo.


Gamificação


Na gamificação nós temos o uso dos conceitos e recursos dos jogos em favor da aprendizagem dos estudantes.

Nesse método, a tecnologia é um grande aliado pois são usados aplicativos e plataformas de ensino e também a criatividade na falta de recursos digitais.

Aluno protagonista: por meio de seu desempenho nos games educacionais o aluno sente-se atraído e desafiado a melhorar sua performance e dessa forma, avançar na aprendizagem.






Essas são algumas das metodologias ativas que podemos usar para diversificar e dinamizar o nosso ensino tendo por objetivo a aprendizagem dos estudantes e seu desenvolvimento integral.


O que você achou?




10 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page