top of page

Habilidades do Futuro

Olá! Hoje eu trago para vocês um tema de extrema importância para o mundo do trabalho e interessa a todos aqueles que buscam o aprimoramento constante para ser bem-sucedido.

Com o novo tempo que estamos vivendo, o avanço da inteligência artificial e o surgimento de novas tecnologias, torna-se fundamental acompanhar as novas demandas requeridas pelo mercado de trabalho e desenvolver as habilidades profissionais do futuro.


Por que essas habilidades são tão importantes no mundo atual? Porque elas são próprias dos seres humanos e por isso, as máquinas não conseguem replicar.

Com a automação dos serviços, muitas funções agora ficam a cargo da tecnologia, porém o componente humano é essencial para que os processos avancem e é então que entra a necessidade do profissional estar preparado.


Essas habilidades profissionais comportamentais são chamadas também de soft skills. (as habilidades técnicas são as hard skills e se relacionam ao conhecimento obtido por meio de livros, cursos, graduação...).

Por outro lado, as soft skills estão relacionadas ao seu modo de agir e atitudes frente às situações.

Vamos às soft skills, habilidades desejadas para o trabalhador do futuro:






Criatividade

Habilidade para encontrar soluções e criar novos caminhos, o que a sua imaginação permitir e venha enriquecer o seu trabalho, contribuindo com a sociedade.

Mesmo se você não se considera uma pessoa criativa, essa habilidade pode ser desenvolvida.


Pensamento crítico

A capacidade de analisar e filtrar as informações que são veiculadas, se atendo à várias perspectivas, distinguindo fato de mera opinião.

Selecionar os dados informativos com base em sua veracidade e confiabilidade.


Inteligência emocional

Outra habilidade valiosa nos dias de hoje e que também pode ser desenvolvida por todos nós.

Conhecer e entender suas próprias emoções aprendendo a lidar com elas de forma que não interfiram de forma negativa no seu trabalho.

Envolve também compreender o outro, respeitar os pontos de vista diferentes, ter empatia, exercitar a escuta e a atenção.

O desenvolvimento da inteligência emocional começa pelo autoconhecimento, fator decisivo para você administrar suas emoções e sentimentos.


Gestão do tempo

Em um mundo em constante evolução onde as mudanças ocorrem em velocidade absurda, saber administrar o seu tempo é primordial para o profissional do futuro.

Definir prioridades e colocá-las na sua agenda, vai te preparar para os desafios da vida contemporânea.

Cuide do que é mais importante primeiro e encaixe as demais tarefas no tempo restante.


Comunicação

A comunicação sempre foi importante para os seres humanos, tanto nas relações afetivas e sociais quanto no ambiente de trabalho.

Dependendo da forma como é utilizada, ela pode ter efeitos positivos ou negativos, daí a necessidade de desenvolver essa habilidade para ter uma comunicação clara, objetiva, seja na linguagem oral ou escrita, fazendo -se entender ao expressar suas ideias.


Aprendizado contínuo

Estar aberto à nova realidade e buscar o crescimento pessoal e profissional vai te deixar melhor preparado para as atuais demandas.

Saber que precisa aprender, aprimorar os seus conhecimentos para usá-los na sua prática, é muito importante.


Colaboração

Habilidade para o trabalho em equipe, sabendo trabalhar bem com os diversos grupos de pessoas, integrando talentos e somando ideias.


Liderança

O líder precisa estar preparado para saber lidar com os mais diferentes tipos de pessoas e personalidades extraindo o melhor de cada uma, tendo atenção aos seus pontos fortes e fracos para oferecer um feedback que venha motivar e desafiar os seus liderados.

Um líder deve inspirar e quem não possui essa habilidade, ela pode ser desenvolvida também.


Estão aí algumas das habilidades do futuro, as soft skills.

O que você achou?


Espero que tenha gostado.

Até a próxima...





9 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

3 coisas que melhoram sua vida

Hoje eu vou falar sobre 3 coisas que melhoram sua vida. Eu já aplico na minha e posso afirmar que trazem muitos benefícios. São práticas...

bottom of page